Mundo

Chefe de Direitos Humanos da ONU diz que eleição de Trump seria "perigosa"

"Se Donald Trump for eleito, diante do que disse", penso "sem sombra de dívidas que será perigoso do ponto de vista internacional", declarou Zeid em uma coletiva de imprensa em Genebra

Agência France-Presse
postado em 12/10/2016 09:40

Genebra, Suíça -
A eleição do republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos seria perigosa do ponto de vista internacional, afirmou nesta quarta-feira o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra;ad Al Hussein.

"Se Donald Trump for eleito, diante do que disse", penso "sem sombra de dívidas que será perigoso do ponto de vista internacional", declarou Zeid em uma coletiva de imprensa em Genebra.

Zeid Ra;ad Al Hussein esclareceu que não está acostumado a interferir nas campanhas políticas, mas que neste caso, devido às inquietações geradas pelas declarações de Trump, considerou que precisava falar.

O Alto Comissário destacou que, entre outras propostas, o candidato republicano havia evocado recorrer à tortura e sugeriu que "comunidades vulneráveis" - como os imigrantes ou os muçulmanos - "podiam ser privadas dos direitos fundamentais".

Em setembro passado, Zeid havia criticado os responsáveis políticos da extrema-direita, como o holandês Geert Wilders, acusados de ser demagogos.

Zeid havia dito que Wilder se parecia em muitas coisas com Trump, com o primeiro-ministro húngaro Victor Orban e com a líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen.

Estas declarações provocaram uma reação do embaixador russo nas Nações Unidas, que se queixou ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Questionado sobre a reação do embaixador russo, o Alto Comissário declarou que apoiava a liberdade de expressão e que não "via nenhuma razão para moderar suas palavras".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação