Mundo

EUA e Rússia realizarão reuniões no fim de semana sobre a Síria

Encontro será realizado no dia seguinte a uma primeira reunião em Lausanne, Suíça, consagrada ao conflito sírio entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry

Agência France-Presse
postado em 12/10/2016 13:53

Uma nova reunião internacional para tentar encontrar uma solução para a guerra na Síria será realizada no domingo (16/10), em Londres, com a presença do secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou o departamento de Estado.

Este encontro, provavelmente com seus colegas europeus, será realizado no dia seguinte a uma primeira reunião em Lausanne, Suíça, consagrada ao conflito sírio entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e Kerry, junto a ministros de países árabes, já anunciada nesta quarta por Moscou.

Kerry assistirá a ambas reuniões para discutir "um enfoque multilateral para resolver a crise na Síria que inclua um cessar da violência e a retomada da ajuda humanitaria", afirmou o porta-voz John Kirby.

A Rússia anunciou uma reunião internacional sobre a Síria junto com os Estados Unidos e países da região para sábado, em Lausanne, Suíça, o primeiro encontro desse tipo desde que Washington informou que congelava as negociações para um novo cessar-fogo.

Lavrov e Kerry estão de acordo que essas conversações para "criar as condições de resolução da crise síria junto a países-chave da região", segundo um comunicado russo.

Em entrevista à CNN, Lavrov disse que essas discussões incluirão a Turquia, a Arábia Saudita e talvez o Catar.

"Preferimos um encontro restrito, como uma reunião de negócios, invés de um debate tipo Assembleia Geral da ONU", explicou o ministro das Relações Exteriores russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação