Mundo

Presidente da Colômbia inaugura Cúpula Mundial de Líderes Locais

"Planejar cidades sustentáveis, como queremos que seja Bogotá, e todas as cidades da Colômbia, implica entender as mudanças na estrutura da população e aplicar políticas diferenciais que cheguem a cada cidadão", disse Santos

Agência France-Presse
postado em 12/10/2016 17:20

Com a promessa de promover o desenvolvimento de "cidades sustentáveis", o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, inaugurou nesta quarta-feira (12/10) a Cúpula Mundial de Líderes Locais e Regionais, em Bogotá, preparatória para a conferência do Hábitat da ONU, que o Equador sediará na semana que vem.

"Planejar cidades sustentáveis, como queremos que seja Bogotá, e todas as cidades da Colômbia, implica entender as mudanças na estrutura da população e aplicar políticas diferenciais que cheguem a cada cidadão", disse Santos na abertura do encontro.

"No ano 2050, (...) o planeta terá mais de nove, quase 10 bilhões de habitantes, estabelecer a partir de agora as bases que gerem condições de bem-estar para todos eles é não só um imperativo moral, mas também uma forma de gerar bem-estar para o presente", afirmou o presidente.

Sob o lema "Vozes locais para um mundo melhor", a cúpula reúne até o sábado, dia 15, mais de 3.000 líderes eleitos e representantes de povos, cidades, metrópoles e regiões de todo o mundo, segundo seus organizadores.

Organizada a cada três anos, o encontro é celebrado três dias antes da terceira Conferência Hábitat, da ONU, que será realizada entre 17 e 20 de outubro, em Quito, com a presença de 30.000 convidados e o objetivo de aprovar um plano para o crescimento sustentável das cidades nos próximos 20 anos.

Serão abordados em Bogotá temas como a transparência dos governos locais, a cultura como motor de transformação urbana e o financiamento da nova agenda urbana. Além disso, espera-se que o encontro permita reunir recomendações dos presentes para a reunião da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação