Agência France-Presse
postado em 15/10/2016 15:06
Um jovem de 21 anos e a namorada, de 17, grávida, foram presos e acusados de planejar um atentado jihadista na França, anunciou neste sábado (15/10) uma fonte judicial.A Justiça havia aberto uma investigação no começo do mês para acompanhar as atividades do casal de desempregados, por suspeita de que ele estariam prontos para passar à ação.
As investigações mostraram que eles tinham ligação com Rachid Kassim, propagandista do grupo Estado Islâmico suspeito de ter inspirado ou comandado ataques na França a partir de uma área do califado controlada pelo grupo, valendo-se do aplicativo de troca de mensagens Telegram.
O casal, que se converteu ao islã, foi detido na última terça-feira, na localidade de Noisy le Sec, arredores de Paris. A jovem disse aos investigadores que não poderia passar à ação, porque estava grávida, assinalou a fonte. Ela se converteu aos 15 anos, influenciada pelo namorado.
Suspeita-se de que Kassim tenha inspirado de forma mais ou menos direta o assassinato de um policial e sua companheira no último 13 de julho em Magnanville, e de um padre decapitado em uma igreja da Normandia em 26 de julho.