Mundo

Adversários do governo da Líbia ocupam dependências oficiais

Agência France-Presse
postado em 15/10/2016 17:51
O governo líbio apoiado pelas Nações Unidas sofreu um duro golpe neste sábado (15/10), depois da ocupação, sem resistência, das dependências do Conselho de Estado pelas antigas autoridades de Trípoli, que anunciaram a retomada de suas funções.

O enviado das Nações Unidas para a Líbia, Martin Kobler, condenou o último desafio à autoridade do Governo de União Nacional (GNA), avisando que isto provocaria "mais distúrbios e insegurança". Os países ocidentais depositaram toda a sua esperança no GNA para conter o jihadismo no país do norte da África e e impedir a saída de migrantes do seu litoral em direção à Europa.

Liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj, o GNA foi pensado para substituir as duas administrações rivais, uma em Trípoli e a outra no leste do país. Ontem, em um comunicado, o chefe do antigo governo de Trípoli, Khalifa Ghweil, assinalou a "legitimidade" de seu "governo de salvação nacional", surgido do antigo Parlamento de Trípoli, o Congresso Geral Nacional (CGN).

Ghweil convocou seus ministros a retomar as funções e considerar "suspensos de suas funções" todos os responsáveis nomeados pelo novo Governo de União Nacional (GNA), apoiado pela ONU. A capital, Trípoli, estava em calma neste sábado, e não havia sinais de presença militar estranha, incluindo as imediações do Conselho de Estado, cujas dependências foram ocupadas ontem.

Apesar de, em abril, ter perdido todas as instituições e ministérios que controlava em Trípoli em proveito do GNA, Ghweil continuava divulgando comunicados com o selo de seu governo. Ghweil, que havia perdido o apoio das principais milícias que controlavam Trípoli, leu seu comunicado nas dependências do Conselho de Estado, máxima instância consultiva resultante do acordo político apadrinhado pela ONU.

;Única autoridade legítima;

O GNA respondeu com um comunicado prometendo a prisão "dos políticos que tentam criar instituições paralelas e desestabilizar a capital". O Governo de União Nacional condenou a ocupação da sede do Conselho de Estado por "um grupo armado", e denunciou "novas tentativas de sabotar o acordo político" apadrinhado pela ONU.

Com base no acordo polêmico assinado no fim de 2015 no Marrocos por membros das forças políticas líbias, os 145 deputados do CGN passaram a ser membros do Conselho de Estado. Martin Kobler expressou neste sábado "forte apoio" ao governo de união, "única autoridade legítima" na Líbia.

As autoridades do leste da Líbia rejeitam ceder o poder, apoiadas pelas milícias armadas do polêmico general Khalifa Haftar. Dois governos disputam o poder na Líbia desde a queda do ditador Muamar Khadafi. De um lado, o GNA, instalado em Trípoli e reconhecido pela comunidade internacional; do outro, um gabinete paralelo, com base no leste do país.

A batalha pelo poder se intensificou no mês passado, quando as forças do polêmico general Khalifa Haftar tomaram o controle dos principais portos petroleiros do país. As tropas de Haftar aproveitaram a ausência dos combatentes leais ao GNA, que estavam lutando contra o grupo jihadista Estado Islâmico na cidade de Sirte (oeste) com o apoio da Força Aérea dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação