Mundo

Trump perde apoio e diz que haverá fraude eleitoral nos EUA

"É claro que haverá fraude eleitoral em grande escala antes e durante a eleição. Por que os líderes republicanos negam o que está ocorrendo? Que ingênuos" - escreveu o republicano no Twitter

Agência France-Presse
postado em 17/10/2016 21:52

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, redobrou nesta segunda-feira (17/10) as denúncias de fraude nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, que serão realizadas no dia 8 de novembro.

"É claro que haverá fraude eleitoral em grande escala antes e durante a eleição. Por que os líderes republicanos negam o que está ocorrendo? Que ingênuos" - escreveu Trump no Twitter.

Encurralado por múltiplas acusações de abuso sexual, o candidato republicano, que nesta quarta-feira faz mais um debate na TV com a democrata Hillary Clinton, tem insistido nas denúncias de fraude, o que gera preocupação sobre possíveis protestos pós-eleitorais.

Trump não para de repetir que a mídia conspira a favor de Clinton, ao dedicar espaço às acusações de abuso sexual contra ele.

Seu companheiro de chapa, Mike Pence, se somou a este discurso ao declarar no domingo que a mídia nacional "constantemente tenta mudar de tema e ignorar deliberadamente a corrupção e o tráfico de influência envolvendo Hillary Clinton".

Sobre as denúncias de fraude, Pence afirmou que "aceitaremos absolutamente" o resultado das eleições.

"Irresponsável"

O secretário de Estado de Ohio, o republicano Jon Husted, encarregado de supervisionar a eleição regional, afirmou nesta segunda-feira que Trump é "irresponsável" por levantar suspeitas de fraude.

"Se há um problema sistêmico, por favor, identifique-o. Não fique apenas nas acusações no Twitter. Fale." - declarou Husted à CNN.

O presidente da Câmara de Representantes, o republicano Paul Ryan, que na semana passada se distanciou de Trump, após a divulgação de uma gravação com declarações vulgares do magnata sobre mulheres, também descartou as acusações contra a integridade do sistema eleitoral.

O diretor da campanha de Clinton, Robby Mook, declarou que Trump "está tentando desesperadamente mudar o foco de sua própria campanha desastrosa".

"Sabe que está perdendo e está tentando culpar o sistema. Isto é o que os perdedores fazem", disse aos jornalistas.

O próprio sistema eleitoral americano não facilita uma fraude eleitoral em grande escala por sua natureza descentralizada.

As eleições são de responsabilidade de cada um dos 50 Estados do país e o Partido Republicano governa na maioria.

Último debate

Trump e Clinton se enfrentam nesta quarta-feira no terceiro e último debate presidencial, que ocorrerá em Las Vegas.

A democrata ficou em casa nesta segunda-feira, na região de Nova York, preparando-se para o debate.

Sem dúvida haverá perguntas sobre a publicação, pelo WikiLeaks, de milhares de e-mails hackeados do chefe de sua equipe de campanha, John Podesta, que revelam articulações da candidata.

Os documentos mostram, entre outras coisas, que Clinton acredita que deve-se ter uma "posição privada e outra pública" em certos assuntos.

Apesar destas revelações incômodas, Clinton tem no momento 45,4% das intenções de voto, contra 39,1% para Trump e 6,1% para o libertário Gary Johnson, segundo o site RealClearPolitics.

Há exatamente quatro anos, Barack Obama tinha apenas 0,4 ponto de vantagem sobre o republicano Mitt Romney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação