Mundo

Quatro policiais ficam feridos por militante de extrema-direita na Alemanha

As forças de segurança estavam na residência do autor dos tiros para "colocar em segurança, por falta de manutenção", as armas que ele possui de forma legal, disse uma fonte policial

Agência France-Presse
postado em 19/10/2016 09:27
Berlim, Alemanha - Quatro policiais foram feridos a tiros nesta quarta-feira (19/10) no sul da Alemanha por um integrante do grupo "Cidadãos do Reich", movimento de extrema-direita, que abriu fogo quando a polícia revistava sua residência. O agressor, um homem de 49 anos, foi detido depois de ter sido levemente ferido durante o tiroteio em Georgensmund, na Baviera, uma localidade de 6.000 habitantes, informou a polícia.

As forças de segurança estavam na residência do autor dos tiros para "colocar em segurança, por falta de manutenção", as armas que ele possui de forma legal, disse uma fonte policial. Em julho, o ministério do Interior fez uma advertência contra o "potencial de perturbação crescente" dos Cidadãos do Reich (Reichsbürger), um movimento de nostálgicos do império alemão que reivindica as fronteiras de 1937, se nega a pagar impostos e a reconhecer as leis da República Federal.

"As teses do Reichsbürger têm forte ressonância no espectro neonazista e entre os negacionistas", destacou o ministério ao responder o questionamento de um parlamentar. O ministério do Interior teme uma radicalização do movimento, que estimula o ódio racial e comete atos ilegais como extorsão e agressões físicas.



No final de agosto, um homem de 41 anos que integra o movimento trocou tiros com a polícia, que tentava expulsá-lo de sua residência em Reuden (norte. Dois agentes ficaram feridos, assim como o agressor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação