Mundo

General dos EUA critica "fraca liderança" das forças afegãs

"Um dos principais fatores para a alta taxa de vítimas foi a liderança, os erros de liderança em certos níveis - sobretudo, na Polícia e, em menor medida, no Exército", declarou o responsável pela Otan

Agência France-Presse
postado em 23/10/2016 15:39

A "fraca liderança" à frente das unidades da Polícia e do Exército afegãos provoca uma taxa anormalmente alta de vítimas entre as fileiras militares - criticou neste domingo (23) o general americano John Nicholson, responsável pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão.

[SAIBAMAIS]"Estamos extremamente preocupados com a taxa elevada de vítimas", admitiu o general, acrescentando que as perdas militares serão "tão importantes, ou até superiores" às de 2015. "Um dos principais fatores para a alta taxa de vítimas foi a liderança, os erros de liderança em certos níveis - sobretudo, na Polícia e, em menor medida, no Exército", declarou Nicholson, no quartel-general da ONU em Cabul.

Leia mais notícias em Mundo

Para ele, os soldados afegãos fazem o que é possível, mas, com frequência, seus oficiais se mostram vacilantes. Muitas vezes, sequer têm equipamentos básicos para o combate. "Esses oficiais de Polícia jovens, que morrem nos postos de controle, às vezes não têm comida suficiente comida, nem água, nem munições, e seu líder nem mesmo está com eles", avaliou Nicholson, em conversa com jornalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação