Mundo

Mesquita na Índia volta a permitir entrada de mulheres para cultos

São vários os sítios religiosos na Índia que proíbem tradicionalmente o acesos das mulheres aos espaços mais sagrados de templos e mausoléus, restrições que provocam campanhas contrárias

Agência France-Presse
postado em 24/10/2016 11:30
Nova Délhi, Índia - Uma famosa mesquita de Mumbai anunciou nesta segunda-feira (24/10) que permitirá novamente a entrada de mulheres no templo, depois de uma áspera batalha sobre este tema. A fundação que dirige o edifício havia decidido proibir o acesso das mulheres no santuário da mesquita Haji Ali Dargah em 2011, ao considerar que a proximidade das mulheres no túmulo de um santo era um "pecado grave" no Islã.

São vários os sítios religiosos na Índia que proíbem tradicionalmente o acesos das mulheres aos espaços mais sagrados de templos e mausoléus, restrições que provocam campanhas contrárias. A justiça se posicionou contra a proibição, com o argumento de que violava o princípio constitucional do direito à igualdade. Isso obrigou a fundação a recorrer à Suprema Corte indiana.

Nesta segunda-feira, no entanto, a fundação comunicou à mais alta instância judicial do país que aceitará novamente as mulheres, mas pediu algumas semanas para poder instalar uma entrada paralela que será reservada ao público feminino.



A mesquita Haji Ali Dargah, construída no século XV, é uma das mais simbólicas de Mumbai e atrai milhares de visitantes todas as semanas. Um grupo de defesa dos direitos tas mulheres muçulmanas celebrou "a vitória para os direitos das mulheres".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação