Mundo

Na reta final para a eleição, FBI reabre investigação sobre Hillary

A decisão mexeu com os mercados e injetou entusiasmo no desafiante da oposição republicana, Donald Trump

postado em 29/10/2016 07:05
A decisão mexeu com os mercados e injetou entusiasmo no desafiante da oposição republicana, Donald Trump

Surpreendente e cheia de reviravoltas desde os primeiros movimentos, a disputa pela sucessão de Barack Obama entra na semana final prometendo emoções fortes até os últimos momentos e colocando uma vez mais em suspenso os prognósticos que apontavam para a vitória da candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton. A 10 dias da votação, o diretor do FBI (polícia federal dos Estados Unidos), James Comey, comunicou ontem aos líderes de ambos os partidos no Congresso que autorizou a reabertura da investigação sobre mensagens enviadas por Hillary de um servidor pessoal de e-mail, no período em que chefiou o Departamento de Estado, no primeiro mandato de Obama (entre 2009 e 2013).
Falando no estado de Iowa, a candidata se disse ;confiante; de que o FBI manterá a decisão tomada em julho ; de não acusá-la criminalmente. Hillary cobrou explicação completa sobre a reabertura do caso.

[SAIBAMAIS]A decisão mexeu com os mercados e injetou entusiasmo no desafiante da oposição republicana, Donald Trump. ;Talvez, por fim, se faça justiça;, comemorou, durante comício em New Hampshire. Em desvantagem da ordem de cinco a 10 pontos percentuais nas pesquisas nacionais de intenção de voto, e atrás também em praticamente todos os estados decisivos para a conquista da presidência, o bilionário aposta as últimas fichas no calcanhar de Aquiles da adversária: a credibilidade.

;O FBI tomou conhecimento da existência de mensagens que parecem ser pertinentes à nossa investigação (sobre os e-mails de Hillary);, escreveu Comey aos legisladores, em carta que eles decidiram tornar públicas. ;Concordei que fossem tomadas as medidas investigativas para que os peritos examinem esses e-mails e determinem se eles contêm informação reservada e se têm relevância para nós;, completou. A ex-secretária é acusada pela oposição de ter violado normas de segurança ao tratar de assuntos oficiais fora do servidor privativo do departamento. Trump, ademais, sustenta que a rival teria destruído deliberadamente milhares de mensagens.

Leia mais notícias em Mundo

Os riscos eleitorais para a candidata democrata não se limitam ao teor das mensagens agora sujeitas a perícia, e começam pelas circunstâncias embaraçosas em que foram encontradas. O FBI desenvolve um inquérito paralelo sobre o ex-deputado Anthony Weiner, suspeito de ter enviado e-mails com conteúdo sexual a uma menor de 15 anos. Os investigadores encontraram e-mails de Hillary ao examinar equipamentos do ex-deputado e da ex-mulher, Huma Abedin, que foi assessora da hoje presidenciável no Departamento de Estado.

;Watergate;
Em todos os quadrantes do ambiente político americano, a reabertura do caso dos e-mails pelo FBI teve o efeito de um terremoto. Em turnê pelo estratégico estado de New Hampshire, um dos que têm prognóstico incerto, com Hillary em ligeira vantagem nas pesquisas, Donald Trump manifestou ;respeito; ao FBI por ter ;corrigido o terrível engano;. Em julho, depois de examinadas milhares de mensagens do servidor privado da ex-secretária, o diretor da agência censurou-a pelo ;extremo descuido;, mas concluiu que não havia elementos para abrir um processo contra Hillary.

;Isso é maior do que Watergate!”, discursou o candidato republicano, invocando o escândalo que derrubou, em 1974, o presidente republicano Richard Nixon. Na plateia, partidários entusiasmados pediam a prisão da democrata, aos gritos de: ;Tranca! Tranca!”

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação