Mundo

Moldávia: apuração prévia aponta candidato pró-Rússia com 49,29% dos votos

Se o candidato não conseguir mais do que 50% dos votos, haverá um segundo turno em 13 de novembro.

Agência Estado
postado em 30/10/2016 22:36
Resultados preliminares da eleição presidencial da Moldávia apontavam liderança de um candidato pró-Rússia, mas com possibilidade de um segundo turno, de acordo com resultados preliminares. Com cerca de 95% dos votos contabilizados, Igor Dodon tinha 49,29% dos votos válidos, segundo as autoridades eleitorais. Se o candidato não conseguir mais do que 50% dos votos, haverá um segundo turno em 13 de novembro.

Um vitória de Dodon seria um golpe para o governo atual pró-Europa, cujos principais integrantes têm sofrido acusações de corrupção. Dodon foi beneficiado pela insatisfação generalizada com o governo que chegou ao poder em 2009. Ex-membro do Partido Comunista, ele se comprometeu a "restabelecer relações amplas e amigáveis com a Rússia".

Maia Sandu, ex-economista do Banco Mundial e uma figura pró-Europa que prometeu ser dura com a corrupção no país, estava em segundo lugar, com 37,42% dos votos. Nove candidatos concorreram para o cargo, na primeira vez em 20 anos que os moldávios elegem um presidente para liderar a ex-república soviética. Autoridades eleitorais disseram que o comparecimento foi de 48,92%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação