Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 08/11/2016 09:00
Considerada a maior potência econômica do planeta e berço de algumas das principais inovações tecnológicas, os Estados Unidos parecem ter ficado para trás em relação ao resto do mundo em um quesito: ter uma líder mulher. Em 240 anos de história, o país só foi comandado por homens. Nesta terça-feira (8/11), a democrata Hillary Clinton ; que enfrenta o republicano Donald Trump ; pode romper essa escrita e se tornar a primeira presidente norte-americana.
[SAIBAMAIS]Porém, caso Hillary vença a eleição, e os EUA venham a ter uma mulher no comando, o farão com 56 anos de atraso em relação ao pioneiro: o Sri Lanka. Em 1960, Sirimavo Bandaranaike tornou-se primeira-ministra do país, que passou, então, a ser o primeiro do mundo moderno chefiado por uma mulher.
De acordo com a rede britânica BBC, desde então, outras 55 mulheres foram escolhidas para liderar 44 países ao redor do globo. Algumas tornaram-se bastante emblemáticas, como premiê britânica Margaret Thatcher, que ficou conhecida como "A Dama de Ferro". No Brasil, Dilma Rousseff foi a primeira ; e única até o momento ; mulher a govermar o país.
Confira algumas nações que tiveram líderes mulheres antes dos Estados Unidos: