Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA decidem entre Hillary e Trump após campanha longa e amarga

"Amanhã enfrentamos o teste de nossas vidas", disse Hillary, que sonha em fazer história com uma vitória para se tornar a primeira mulher presidente dos EUA



Trinta minutos depois, as surpresas podem vir de Ohio, estado democrata com 18 votos, e da Carolina do Norte, que tende a entregar seus 15 votos no colégio eleitoral aos republicanos. Este ano os dois podem dar a vitória tanto a Hillary como a Trump. Mas todos os olhares estão voltados para a Flórida, um estado diversificado de latinos, aposentados e brancos conservadores, que representa expressivos 29 votos no colégio eleitoral.

O vencedor precisa alcançar o número mágico de 270 votos no colégio eleitoral em um complexo sistema de votação extremamente descentralizado, que será observado, pela primeira vez, pela OEA. Além da eleição presidencial, os democratas tentarão arrebatar a maioria do Senado (54 de 100 cadeiras) dos republicanos, enquanto a Câmara dos Representantes deverá permanecer, exceto em caso de grande surpresa, sob controle dos conservadores.

Por Agência France Presse