Mundo

Edward Snowden diz que não se deve temer Donald Trump

"Se quisermos um mundo melhor, não devemos esperar por um Obama nem devemos temer Donald Trump. Devemos construí-lo nós mesmos", declarou Snowden durante uma audiência holandesa através de videoconferência na Rússia

Agência France-Presse
postado em 11/11/2016 13:45 / atualizado em 22/10/2020 15:09
 (crédito: The Guardian/AFP - 10/6/13)
(crédito: The Guardian/AFP - 10/6/13)

Haia, Holanda - O ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden pediu às pessoas que trabalhem juntas para se proteger da vigilância invasiva dos governos e que não temam o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Se quisermos um mundo melhor, não devemos esperar por um Obama nem devemos temer Donald Trump. Devemos construí-lo nós mesmos", declarou Snowden durante uma audiência holandesa através de videoconferência na Rússia.

Apesar de classificar a vitória de Trump de "momento obscuro na história dos Estados Unidos", insistiu que a verdadeira pergunta deve ser "como defenderemos os direitos de todos, em todas as partes, além das fronteiras?".

Leia mais notícias em Mundo


"Tento não ver isso como um assunto relacionado apenas com eleições ou um Governo porque  vemos que essas ameaças atravessam fronteiras", disse  Snowden aos holandeses.

Snowden aludiu, por exemplo, a uma lei russa aprovada este ano que obriga as empresas da internet a guardar os dados de seus usuários e entregá-los às agências governamentais, se solicitarem.

Snowden vazou milhares de documentos sigilosos em  2013, revelando que os Estados Unidos colocaram em andamento uma vigilância em massa de dados privados depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Depois de fugir de sua casa no Havaí, Snowden vive agora como fugitivo na Rússia, onde conseguiu asilo.

O americano de 33 anos pode pegar um máximo de 30 anos de prisão por espionagem.

Por France Presse

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação