Mundo

Trump: 'trabalharei para uma paz justa e duradoura' no Oriente Médio

"Creio que meu governo pode ter um papel significativo para ajudar ambas as partes a conseguir uma paz justa e duradoura", assegurou o presidente eleito

postado em 11/11/2016 14:52

O presidente eleito Donald Trump prometeu nesta sexta-feira, em seu primeiro comunicado sobre o conflito palestino-israelense, que trabalhará para "uma paz justa e duradoura"na região.

[SAIBAMAIS]"Creio que meu governo pode ter um papel significativo para ajudar ambas as partes a conseguir uma paz justa e duradoura", assegurou Trump em sua mensagem publicada pelo jornal israelense Hayom.

Segundo Trump, "o acordo deve ser negociado entre as partes e não imposto por outros".

A França promove atualmente um plano para convocar uma conferência internacional que revitalize o processo de paz, mas Israel assegura que não participará porque considera que as negociações devem ser bilaterais.

A Rússia também se ofereceu para conduzir negociações diretas entre as duas partes, mas sem sucesso.

Os palestinos querem que haja uma participação internacional porque acusa Israel de renegar acordos passados.

O presidente palestino Mahmud Abbas se reuniu nesta sexta com o primeiro-ministro russo Dmitri Medvedev, e, ao término do encontro, classificou ante a imprensa a vitória de Trump como um "assunto americano".

O líder palestino assegurou que comunicou a Medvedev sua vontade de participar em negociações na Rússia, "mas a parte israelense pediu que isso seja adiado".

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação