Jornal Correio Braziliense

Mundo

Maduro aceita manter diálogo na Venezuela, mas sem 'bravatas'

Declaração foi dada às vésperas da segunda reunião da mesa de conversas bilaterais, prevista para esta sexta com o objetivo de analisar os avanços de quatro mesas temáticas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira (11/11) que está disposto a manter o diálogo com a oposição para resolver a crise política, mas "sem bravatas", ou ultimatos.

"Eu faço todo o possível e o impossível para que tenha diálogo de paz com a direita e estou disposto a continuar, mas sem ultimato, sem bravatas", afirmou o presidente em seu programa de rádio "La hora de la salsa".

A declaração foi dada às vésperas da segunda reunião da mesa de conversas bilaterais, prevista para esta sexta com o objetivo de analisar os avanços de quatro mesas temáticas.

O diálogo entre o governo e a coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) foi instalado em 30 de outubro passado com o acompanhamento do Vaticano e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A MUD insiste em um referendo revogatório contra Maduro - suspenso em outubro -, mas coloca como alternativa eleições gerais no primeiro trimestre de 2017.

Maduro reiterou, porém, que a agenda eleitoral já está definida, dando a entender que não pode haver modificações.

"Em alguns meses, temos eleição de governadores. Vamos nos preparar para ganhá-las", afirmou.
"Queremos que esta seja uma mesa de diálogo vitoriosa (...), que possamos navegar as águas do que resta do ano 2016, os anos 2017 e 2018. Naveguemos em paz", exortou Maduro.

Na mesma linha, o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, descartou uma antecipação das eleições presidenciais.

"Não há referendo, nem há eleições gerais. Aqui o que tem é revolução, felicidade e tranquilidade para nosso povo", assegurou nesta sexta, diante de milhares de partidários em Mérida (oeste).

Outro ponto colocado pela MUD é a libertação do que consideram "presos políticos", mas Cabello rejeitou que o diálogo se transforme em uma "lei de anistia".

"A direita venezuelana não pode transformar o diálogo em uma lei de anistia para que os assassinos saiam", afirmou.

A oposição exigiu resultados concretos do diálogo para esta sexta, sob a ameaça de se retirar da mesa e de retomar sua ofensiva contra Maduro. Entre as medidas contra o governo, está prevista uma passeata até o Palácio presidencial de Miraflores, programada para 3 de novembro, mas que foi cancelada por causa da retomada das discussões.

Diante disso, Cabello garantiu que o chavismo está preparado para conter uma mobilização da oposição até Miraflores.

"Se vocês querem nos ver na rua, provoquem este povo", desafiou.
Por France-Presse