Mundo

Manifestação contra Trump reúne 10 mil em Los Angeles

"Não é meu presidente" e "Indignação eleitoral" voltaram a ser ouvidos nas ruas da Califórnia

postado em 12/11/2016 23:03


Ao menos 10 mil pessoas marcharam neste sábado (12), em Los Angeles, contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no quarto dia consecutivo de protestos em todo o país.

A mobilização foi convocada pela organização Unión del Barrio, que defende os direitos dos mexicanos nos Estados Unidos, alvo de incendiários e preconceituosos discursos de Trump na campanha que o levou à Casa Branca.

Os protestos "podem durar para sempre, especialmente aqui na Califórnia. Já provamos isso no passado. Há pessoas aqui que foram ativistas sua vida inteira, que, nos anos 1960, 1970, nunca pararam", disse à AFP Gabriela Perozo.

Na sexta à noite, cerca de 3.000 pessoas foram às ruas, e pelo menos 150 foram detidas de madrugada.

"Não é meu presidente" e "Indignação eleitoral" voltaram a ser ouvidos nas ruas da Califórnia, um estado tradicionalmente democrata e onde vivem cerca de 15 milhões de hispânicos.

Na campanha, Trump garantiu que uma de suas primeiras ordens no governo seria deportar milhões de imigrantes em situação ilegal, além de ameaçar construir um muro na fronteira com o México.

"Resistiremos! Eu represento a Califórnia, Nova York, Novo México e Washington. Há resistência em todos os lados", garantiu Kellie Holm.

"Todo o mundo aqui está em desacordo com Donald Trump. Suas ideias são idiotas. Merecemos um presidente melhor, não merecemos Trump como presidente", afirmou Edgar Chan.

Cerca de 15.000 pessoas marcharam rumo à Trump Tower de Nova York, onde o presidente eleito está reunido com sua equipe.

Chicago também registrou protestos.
Por Agência France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação