Jornal Correio Braziliense

Mundo

Alemanha apoia a continuidade das negociações para Turquia integrar a UE

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan sugeriu convocar um plebiscito no ano que vem para decidir se o país deve ou não entrar no bloco

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou "sérias preocupações" com a repressão exercida pelo governo turco aos seus opositores, mas reiterou apoio à proposta da Turquia se tornar membro da União Europeia (UE).

O discurso de Steinmeier aconteceu um dia depois de ministros da UE lutarem para chegar a um consenso sobre as preocupações com abusos de direitos. O presidente turco Recep Tayyip Erdogan sugeriu convocar um plebiscito no ano que vem para decidir se o país deve ou não entrar no bloco.

[SAIBAMAIS]Durante coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, Steinmeier disse que parte da UE queria suspender as conversas sobre a entrada da Turquia.


Leia mais notícias em Mundo

"Se a Turquia se aproxima ou se afasta da UE não é uma decisão a ser tomada por nenhuma capital europeia. É uma decisão que precisa ser tomada pela Turquia", disse Steinmeier. "Pessoalmente, eu apoio uma cooperação próxima, baseada em confiança", completou.

Cavusoglu, por sua vez, disse que a nação turca ficou frustrada pelo que ele disse sobre a "hipocrisia" da UE em relação à Turquia e esse era o motivo pelo qual o governo está cogitando fazer um plebiscito.

"Todos os dias, um ministro da UE diz ;vamos expulsar a Turquia, vamos tirá-los das negociações, vamos expulsá-los da Otan;", disse Cavusoglu. "Nós não merecemos esse tratamento. Portanto, vamos perguntar ao nosso povo e deixá-lo decidir. Nós estamos realmente cansados dessa abordagem que humilha a Turquia",

Os laços entre a Turquia e a Alemanha têm se tornado tensos nos últimos meses. Erdogan acusou a Alemanha de apoiar o terrorismo após autoridades alemãs sugerirem que Berlim pode não extraditar os suspeitos acusados pela Turquia de participar da tentativa de golpe sofrida pelo país em julho.

Por Agência Estado