Mundo

Fidel Castro 'viverá eternamente', diz presidente chinês Xi Jinping

A respeito das relações entre Cuba e China, Xi Jinping lembrou que cresceram rapidamente graças aos esforços de Castro, depois que os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1960

postado em 26/11/2016 11:01
Castro e Xi Jinping - à época vice-presidente da China - durante encontro em 2011
Fidel Castro "viverá eternamente", afirmou neste sábado o presidente chinês, Xi Jinping, em mensagem lida na TV após a morte do ex-presidente cubano.
[SAIBAMAIS]"O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero", afirmou Xi em mensagem lida no início do noticiário noturno. "O camarada Castro viverá eternamente", acrescentou o presidente chinês, que também é secretário-geral do Partido Comunista Chinês.

Fidel Castro era "um grande homem da nossa época", considerou Xi Jinping. "A história e o povo se lembrarão dele".

A respeito das relações entre Cuba e China, Xi Jinping lembrou que cresceram rapidamente graças aos esforços de Castro, depois que os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1960.

Em um documentário difundido horas depois do anúncio da morte do líder cubano, a TV nacional chinesa CCTV reportou que Fidel "admirava" o presidente chinês Mao Zedong e "lamentava não ter podido conhecê-lo".

Embora os dois países compartilhassem a ideologia comunista, suas relações até a morte de Mao (1976) foram distantes, devido à Presidência de Cuba na órbita da União Soviética, rival da China desde os anos 1960.

Os dois países se aproximaram desde a queda da URSS, e os dirigentes chineses viajaram várias vezes à ilha. Xi Jinping "visitou seu antigo amigo, Fidel Castro, durante sua visita de Estado a Cuba", em julho de 2014, lembrou CCTV.

Fidel Castro visitou Pequim em 1995.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação