Mundo

Veja as reações dos líderes mundiais à morte de Fidel

Presidente Michel Temer disse que Fidel "foi um líder de convicções", que "marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava"

postado em 26/11/2016 12:45
Líder cubano Fidel Castro morreu neste sábado
Dirigentes de todas as partes do mundo lamentaram ou expressaram de forma discreta seus pêsames pela morte do líder cubano Fidel Castro, ocorrida na noite de sexta-feira, aos 90 anos.

Presidente do Brasil Michel Temer

"Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava".


Ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff

"A morte do comandante Fidel Castro, líder da revolução cubana e uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor. Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa (...) Hasta siempre, Fidel"


Presidente do Senado brasileiro Renan Calheiros

"Em nome do Congresso Nacional, lamento a morte de Fidel Castro que, a despeito de suas convicções e ideologias políticas, foi um homem que marcou a história mundial".


Presidente eleito dos EUA Donald Trump

"Fidel morreu"

Papa Francisco

"Expresso meus sentimentos de pesar a vossa excelência e aos demais familiares do falecido dignatário, assim como ao governo e ao povo desta amada nação", manifestou o papa Francisco em um telegrama enviado ao presidente Raúl Castro.

Presidente da China Xi Jinping

"O povo chinês perdeu um camarada bom e sincero. O camarada Castro viverá eternamente. Era um grande homem da nossa época".

Presidente da Rússia Vladimir Putin

"O nome deste distinto homem de Estado é com razão considerado o símbolo de uma era na história mundial contemporânea".

Ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev

"Fidel resistiu e fortaleceu seu país durante o bloqueio americano mais duro, quando havia uma pressão colossal sobre ele e, mesmo assim, tirou seu país desse bloqueio para um caminho de desenvolvimento independente".

Presidente da França François Hollande

"Fidel Castro encarnou a revolução cubana, nas esperanças que criou e depois nas desilusões que provocou. (...) Por ocasião da morte de Fidel Castro quero insistir para que o embargo que pune Cuba seja definitivamente suspenso".

Presidente do governo da Espanha Mariano Rajoy

"Minhas condolências ao governo e às autoridades cubanas pelo falecimento do ex-presidente Fidel Castro, uma figura de porte histórico".


Rei da Espanha Felipe VI

"Fidel Castro é uma figura de indiscutível significado histórico. Por isso, neste momento, quero recordar muito especialmente seus laços familiares e vínculos com a Espanha", afirmou o monarca a respeito do líder cubano, filho de pai espanhol e mãe de ascendência espanhola.


Primeiro-ministro da Grécia Alexis Tsipras

"Adeus, comandante. Hasta la victoria siempre".


Presidente das Filipinas Rodrigo Duterte

"Foi um revolucionário que, alémm de assumir o poder político da ilha (...), se alçou contra o Ocidente e o capitalismo".

Premiê da Índia, Narendra Modi

"Foi um dos personagens mais icônicos do século XX. A Índia lamenta a morte de um grande amigo".

Presidente do Sri Lanka Maithripala Sirisena

"O icônico líder de uma era de revolução recebe o adeus do mundo inteiro. Descanse em paz, camarada Fidel Castro".

Primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau

"Fidel Castro, um líder fora do comum, esteve há quase meio século a serviço do povo cubano. Revolucionário e orador lendário, Castro fez importantes avanços nos âmbitos da educação e da saúde em sua ilha natal".

Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos

"Lamentamos a morte de Fidel Castro. Acompanhamos seu irmão, Raúl, e sua família neste momento. Nossa solidariedade com o povo Cubano".

Presidente da Venezuela Nicolás Maduro

"A tod@s @s Revolucionari@s do Mundo corresponde seguir com seu Legado e sua Bandeira de Independência, de Socialismo, de Pátria Humana" (Twitter).


Presidente da Bolívia Evo Morales

"Em nome do povo boliviano expresso condolências e solidariedade à familia, governo e ao povo cubano pela perda de um gigante da história" (Twitter).

Presidente do México Enrique Peña Nieto

"Fidel Castro foi um amigo do México, promotor de uma relação bilateral baseada no respeito, no diálogo e na solidariedade" (Twitter).

Presidente do Equador Rafael Correa

"Se foi um grande. Morreu Fidel. Viva Cuba! Viva América Latina" (Twitter).

Presidente de El Salvador Sánchez Cerén

"Com profunda dor, recebemos a notícias do falecimento de um querido amigo e eterno companheiro, comandante Fidel Castro" (Twitter).

Presidente do Chile Michelle Bachelet

"Minhas condolências ao presidente Raúl Castro pela morte de Fidel, um líder pela dignidade e justiça social em Cuba e na América Latina".


Ex-jogador argentino Diego Armando Maradona

"Foi muito chocante. Fui tomado de uma dor terrível porque ele foi como segundo pai".
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação