postado em 09/12/2016 08:08
Aleppo, Síria - O regime sírio executava nesta sexta-feira (9/12) bombardeios de artilharia contra os bairros rebeldes de Aleppo, sobretudo o distrito de Bustan al-Qasr, apesar do anúncio poucas horas antes da Rússia de uma interrupção das operações militares, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
[SAIBAMAIS]A aviação do regime suspendeu os bombardeios na quinta-feira (8/12) à noite, mas os ataques de artilharia continuaram intensos durante a noite e na manhã desta sexta-feira, de acordo com o OSDH.
Moscou, principal aliado do regime do presidente Bashar al-Assad, anunciou na quinta-feira à noite uma interrupção dos bombardeios aéreos e dos disparos de artilharia do exército sírio contra os bairros rebeldes de Aleppo, uma medida teoricamente destinada a garantir a saída de milhares de civis.
"As operações de combates do exército sírio foram interrompidas no leste de Aleppo porque há uma grande operação em curso para a retirada dos civis", informou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
Os rebeldes estão encurralados em vários setores do sul de Aleppo com dezenas de milhares de civis presos entre o fogo cruzado. O exército, apoiado por combatentes iranianos e o Hezbollah libanês, controla mais de 85% da parte que os insurgentes conquistaram em 2012, segundo o OSDH.
Por France Presse