Mundo

Governo frances prorroga estado de emergência até maio de 2017

postado em 10/12/2016 14:59
Um conselho de ministros se reuniu neste sábado (10), no Palácio do governo, em Paris, para prolongar pela quinta vez o estado de emergência na França, em vigor desde os atentados terroristas de novembro de 2015.

O novo primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, reuniu hoje o conselho de ministro especial, para analisar a situação da segurança interna e o estado de emergência em vigor, concluindo que devia ser prorrogado até às eleições presidenciais de maio de 2017. Ele explicou que as razões desta quinta prolongação do estado de emegência, se deve aos atentados de Paris, Nice ou S. Denis, em 2015.

O governo vai pedir ao Parlamento para se pronunciar sobre esta proposta até depois das eleições presidenciais de maio de 2017, na França. Bernard Cazeneuve, justificou a iniciativa pelo contexto político excepcional, acrescentando que nos próximos meses o país terá eleições presidenciais e legislativas.

"Este período de campanha eleitoral que será naturalmente marcada por numerosas reuniões públicas e comícios pode também constituir, infelizmente, um contexto de risco de atentados para aqueles que querem ferir o coração dos nossos valores democráticos e princípios republicanos", disse.

"O texto apresentado pelo governo fornece todas as garantias para um debate parlamentar sereno;, concluiu o primeiro- ministro.

Por Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação