Mundo

Coreia do Sul: secretário-geral do ONU entre os favoritos para presidência

Entre os principais nomes está o atual Secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

postado em 10/12/2016 15:59
Com o caminhar do processo de impeachment da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, diversos sucessores já estão cotados para ocupar o cargo. Entre os principais nomes está o atual Secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

A presidente do país foi afastada do cargo após decisão dos parlamentares na última sexta-feira. Ela vai enfrentar agora um novo julgamento que pode durar até seis meses. Segundo especialistas, as chances de ela conseguir reverter o atual cenário são baixas e o país deverá realizar novas eleições em até 60 dias após o fim do processo.

Diplomata de carreira, Ban Ki-moon está na mira como um dos favoritos para ocupar o posto. Em uma visita a Coreia do Sul em março, ele disse a repórteres que vai pensar no que deve "fazer como cidadão" depois do fim de seu mandato na ONU neste ano. A imprensa local interpretou isso como uma pista clara de uma candidatura presidencial.

Além de Ban, o ex-advogado Moon Jae-in, que perdeu a eleição passada para a atual presidente, lidera as pesquisas sobre possíveis sucessores. Outro nome forte é Lee Jae-myung, prefeito de Seongnam e membro da principal oposição ao Partido Democrata.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação