Mundo

Presidente italiano decide neste sábado sobre crise política

Segundo ele, "harmonizar" o sistema eleitoral é "indispensável" antes de convocar eleições legislativas

postado em 10/12/2016 18:22

O presidente italiano, Sergio Mattarella, declarou neste sábado (10/12) que vai decidir, ainda hoje, como resolverá a crise política provocada pela saída do premiê Matteo Renzi. "Nas próximas horas, avaliarei (a situação) e tomarei iniciativas necessárias para a solução da crise de governo", declarou Mattarella, após uma rodada de conversas com líderes políticos. Segundo ele, "harmonizar" o sistema eleitoral é "indispensável" antes de convocar eleições legislativas.

Leia mais notícias de Mundo

O país precisa rapidamente de um governo "na plenitude de suas funções" por causa dos desafios internos e internacionais da Itália, afirmou Mattarella. O ministro demissionário das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, é um dos favoritos para substituir Renzi, assim como o ministro das Finanças, Pier Carlo Padoan.

O governo pode durar vários meses, o tempo de se chegar a um acordo entre as forças políticas para harmonizar duas leis eleitorais atualmente em vigor. Uma lei adotada em maio de 2015, a chamada "Italicum", prevê uma eleição majoritária para a Câmara dos Deputados, enquanto o Senado é eleito de forma proporcional, o que afasta a possibilidade de formar uma coalizão estável.

Por France Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação