Mundo

EUA cancelam entrega de armas a Riad em protesto contra ações no Iêmen

A decisão expõe as crescentes divergências entre esses dois aliados

postado em 13/12/2016 16:50
O governo americano cancelou o envio de algumas armas a seu aliado Arábia Saudita, por discordar da morte de civis provocada pela campanha de bombardeios aéreos no reino do Iêmen.

[SAIBAMAIS]"Deixamos claro que a cooperação dos Estados Unidos em termos de segurança não é um cheque em branco", disse um funcionário de alto escalão de Washington à AFP.

"Em consequência, decidimos não avançar em algumas vendas militares de munições", acrescentou.

"Isso reflete nossa contínua preocupação com as falhas nos alvos da coalizão (liderada pela Arábia Saudita) e com o prosseguimento da campanha aérea no Iêmen", concluiu.

Outras fontes americanas confirmaram que o congelamento se aplica à venda de munições de precisão fabricadas pela empresa americana Raytheon.

Há algum tempo, a Casa Branca vem lutando para equilibrar sua insatisfação com a continuação da campanha saudita no Iêmen e com o risco de uma escalada no mal-estar com um aliado-chave no Oriente Médio.

A ofensiva aérea está sob o comando do jovem príncipe Mohammed bin Salman, que emergiu rapidamente como um ator-chave em Riad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação