Mundo

Exército sírio retoma bombardeios em bairros rebeldes de Aleppo

Nesta quarta-feira (14/12) ocorreram 14 disparos de morteiros contra o setor controlado pelos rebeldes

postado em 14/12/2016 08:00
Exército sírio voltou a bombardear os bairros rebeldes de AleppoBeirute, Líbano - O exército sírio retomou nesta quarta-feira os bombardeios contra o último setor sob controle rebelde no leste de Aleppo, após uma pausa de várias horas que deve permitir a evacuação de civis e combatentes, afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

[SAIBAMAIS]"Nesta manhã ocorreram 14 disparos de morteiros das tropas do regime contra o setor controlado pelos rebeldes, pela primeira vez desde a noite de terça-feira", disse Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
"Também foram ouvidos disparos nas linhas de demarcação entre as zonas controladas pelo regime e as dos rebeldes", acrescentou.

Estes disparos também foram ouvidos por uma jornalista da AFP presente nos bairros controlados pelo governo.
"Aproveitando a trégua, os rebeldes se reagruparam ao amanhecer e tentaram ultrapassar as posições das tropas sírias no noroeste de Aleppo", afirma um comunicado do exército russo.

"O ataque terrorista foi rejeitado. O exército sírio prolongou as operações de libertação", completa o comunicado, sem informar sobre eventuais operações militares em curso na segunda cidade da Síria, que está prestes a cair nas mãos do governo após quatro anos de combates.

Os combatentes rebeldes deveriam abandonar Aleppo ao amanhecer através do bairro de Salahedin, mas a coluna de ônibus foi alvo de disparos rebeldes, indicou o comunicado do ministério russo da Defesa.

Pouco antes, em um fórum diplomático em Moscou, o ministro russo de Relações Exteriores, Sergue; Lavrov, havia declarado que a resistência rebelde duraria dois ou três dias.

"Espero que a situação se solucione em dois ou três dias", disse Lavrov, citado pelas agências de notícias russas.

"Os combatentes abandonarão sua resistência em dois ou três dias", acrescentou.

"Criamos corredores humanitários pelos quais milhares de civis saem ou saíram" de Aleppo, disse Lavrov.

Os civis evacuados "recebem uma ajuda humanitária", insistiu o ministro russo.

"O importante agora é acabar com a tragédia de Aleppo", acrescentou.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação