Mundo

Parlamento venezuelano declara Maduro culpado pela crise no país

"Não nos resta a menor dúvida de que o presidente Maduro tem responsabilidade política", afirmou Henry Ramos Allup

postado em 14/12/2016 15:07

A Assembleia Nacional da Venezuela, cuja maioria é contrária ao governo atual, declarou ontem (13/12) a responsabilidade política do presidente Nicolás Maduro pela "grave" ruptura da Constituição, a violação dos direitos humanos e, principalmente, pela crise econômica e política que assola o país. As informações são da Agência ANSA.

[SAIBAMAIS]O Parlamento deve dar início uma audiência preliminar sobre o assunto devido aos "feitos puníveis" que Maduro realizou durante sua gestão e avançar mais uma vez na questão da sua renúncia e da convocação de novas eleições presidenciais. A decisão parlamentar, no entanto, não tem capacidade real de tirar o presidente do cargo. "Não nos resta a menor dúvida de que o presidente Maduro tem responsabilidade política", afirmou o líder do Parlamento, Henry Ramos Allup.

Durante discurso, Allup destacou que é um dever da pátria querer se livrar "desses delinquentes que estão acabando com a Venezuela de maneira constitucional, pacífica, eleitoral e democrática" e que "quanto mais [tempo] o governo permanecer, muito pior ficará a situação do país", já que, segundo ele, " é necessário votar para comer". Mesmo tendo sido aprovada por unanimidade pelos deputados de oposição, a bancada chavista, que apoia Maduro, saiu do plenário em protesto contra a votação, afirmando que retomar o processo contra o mandatário é "um golpe de Estado".

"Hoje a a Assembleia Nacional deu um passo em falso e iniciou um golpe de Estado na Venezuela", afirmou o chefe do governo no Parlamento, Héctor Rodríguez, que também acusou os deputados da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), que representa a maioria da Casa, de querer aplicar manobras que não existem na Constituição do país, nas leis e nem no regulamento da Câmara para tirar Maduro do poder.

"Na Venezuela não existe o processo de julgamento político ou de responsabilidade política contra o presidente, eles [os opositores] sabem disso, mas querem impor a violência como forma de fazer política", disse Rodríguez . Ele enfatizou ainda que a direita do país quer dar um golpe de Estado parecido ao que aconteceu em Honduras, Paraguai e, mais recentemente, no Brasil.

O julgamento político de Maduro voltou a ser debatido no Parlamento logo após uma breve pausa, graças aos diálogos entre governo e oposição, com a mediação do Vaticano, mas que foram interrompidos unilateralmente pela MUD, que acusou o presidente de não cumprir com os pactos alcançados.

A declaração da Câmara também se deu apenas dois dias após a retirada de circulação, no último domingo (11/12), de todas as notas de 100 bolívares, ordenada por Maduro para enfrentar supostas máfias colombianas que estariam armazenando as cédulas para desestabilizar a economia venezuelana.

Por Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação