Mundo

Milhares de pessoas protestam na fronteira turca contra o cerco de Aleppo

A retirada de civis dos bairros rebeldes de Aleppo, iniciada na quinta-feira, foi suspensa no dia seguinte pelo governo de Damasco

postado em 17/12/2016 14:20
Cilveg;zü, Turquia - Milhares de pessoas de toda a Turquia protestaram neste sábado perto da fronteira com a Síria contra o cerco da parte leste da cidade de Aleppo, impedida de receber ajuda humanitária. Os manifestantes chegaram em comboios e se concentraram sob o lema "Abram a estrada para Aleppo" a três quilômetros do posto fronteiriço de Cilveg;zü, equivalente turco do ponto de passagem sírio de Bab al-Hawa, por onde são retirados os feridos graves do leste de Aleppo.

[SAIBAMAIS]"Não se pode deixar Aleppo sob os bombardeios", lia-se em um dos cartazes. A manifestação foi organizada pela ONG islâmica turca IHH, que desempenha um importante papel na distribuição de ajuda humanitária para a segunda cidade da Síria.

A evacuação dos bairros rebeldes de Aleppo, iniciada na quinta-feira, foi suspensa no dia seguinte pelo governo de Damasco, que acusou os insurgentes de "não respeitarem as condições do acordo" de cessar-fogo, negociado por Ancara e Moscou. "Rússia, assassinos, fora da Síria" e "Irã prestará contas diante de ;Uma; (comunidade muçulmana)", gritavam os manifestantes.

Os comboios também levaram ajuda humanitária para os sírios que saíram de Aleppo. Segundo a IHH, milhares de carros e 1.500 caminhões com ajuda humanitária chegaram à fronteira para atender um chamado. "Não deixaremos nossos irmãos nas mãos de tiranos", declarou Kubra, uma jovem manifestante, à AFP.

Desde quinta-feira, 8.500 pessoas, incluindo 3.000 combatentes, foram retirados de territórios controlados pelos rebeldes em direção ao oeste de Aleppo, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação