Mundo

Trump obtém votos suficientes no colégio eleitoral para assumir presidência

O voto de 38 eleitores do Texas levou Trump a assegurar a vitória

postado em 19/12/2016 21:05
O republicano Donald Trump conseguiu nesta segunda-feira confirmar no colégio eleitoral sua eleição à presidência dos Estados Unidos. Com isso, o empresário superou um esforço de última hora para evitar que ele assumisse.

Trump obteve pelo menos 270 votos do colégio eleitoral, o suficiente para se tornar presidente eleito, derrotando a rival democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O voto de 38 eleitores do Texas levou Trump a assegurar a vitória.

Ao assumir em janeiro, o empresário será o 45; presidente dos EUA. Pessoas contrárias a ele tentaram persuadir eleitores republicanos a abandonar o presidente eleito. O fato de que Hillary venceu no voto popular colaborou para o esforço de lobby, mas sem sucesso.

Com alguns Estados ainda contando votos da eleição geral, Trump tinha obtido 304 votos no colégio eleitoral e Hillary, 169.
Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação