Mundo

Tufão no Natal mata quatro e destrói residências nas Filipinas

O tufão interrompeu o fornecimento de energia elétrica em cinco províncias no auge das celebrações natalinas, além de forçar dezenas de milhares de pessoas a deixar suas residências, no país com mais católicos na Ásia

postado em 26/12/2016 09:33
O poderoso tufão Nok-Ten atingiu partes das Filipinas no domingo de Natal, causando ao menos quatro mortes e destruindo casas. O fenômeno seguia para uma povoada região próxima de Manila nesta segunda-feira (26/12), um pouco mais fraco mas ainda com ventos fortes, segundo autoridades.

O tufão interrompeu o fornecimento de energia elétrica em cinco províncias no auge das celebrações natalinas, além de forçar dezenas de milhares de pessoas a deixar suas residências, no país com mais católicos na Ásia.

[SAIBAMAIS]Um fazendeiro morreu após ser atingido por uma árvore que caiu na província de Quezon. Três outras pessoas, entre elas um casal arrastado pela enxurrada, morreram na província de Albay, a sudeste de Manila, após o tufão chegar na noite de domingo à província de Casiguran. O tufão atingiu áreas montanhosas e ilhas, danificou casas, derrubou árvores e interrompeu também as comunicações.

O Nok-Ten enfraqueceu um pouco, mas ainda tem ventos sustentados de até 130 quilômetros por hora e rajadas de 215 quilômetros por hora, segundo meteorologistas do governo. Na manhã desta segunda-feira, ele atingiu áreas densamente povoadas das províncias de Batangas e Cavite, ao sul de Manila, e deve seguir para o Mar do Sul da China ainda hoje.

O fenômeno é um dos mais fortes a atingir as Filipinas desde o tufão Haiyan, que deixou mais de 7.300 mortos ou desaparecidos e levou 5 milhões de pessoas a deixarem suas casas em 2014. Neste fim de semana, autoridades tiveram dificuldades em algumas províncias para convencer as pessoas a deixarem suas casas em plena celebração do Natal. Algumas autoridades disseram que determinaram a retirada forçada de pessoas de áreas de risco.

Cerca de 20 tufões e fortes tempestades atingem as Filipinas a cada ano. Nos últimos 65 anos, sete tufões atingiram o país no Natal, segundo a agência meteorológica governamental.
Por Agência Estado



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação