Mundo

Ex-piloto ucraniana Savchenko funda movimento político de oposição

Movimento político visa à reforma do povo ucraniano e mudança do sistema, segundo a ex-piloto Savchenko

postado em 27/12/2016 13:33
A ex-piloto militar ucraniana Nadia Savchenko, convertida em deputada em seu país depois de ter permanecido prisioneira por dois anos na Rússia, lançou nesta terça-feira seu próprio movimento político opositor ao presidente Petro Poroshenko.

"Está destinado a reformar o povo ucraniano e mudar o sistema, a criar uma verdadeira mudança", declarou Savchenko aos meios de comunicação locais.
[SAIBAMAIS]
Seu Movimento pelo Povo Ativo da Ucrânia (RUNA) tem por objetivo se converter completamente em um partido de oposição ao governo pró-europeu atualmente no poder em Kiev, cada vez mais criticado por seu fracasso na luta contra a corrupção.

A ex-piloto de helicópteros, que cumpria uma pena de 22 anos de prisão na Rússia por ter fornecido ao exército ucraniano a posição de dois jornalistas da televisão russa abatidos com um morteiro em junho de 2014, acusação que ela sempre negou, foi trocada por dois prisioneiros russos em maio e pôde retornar a Kiev, onde foi recebida como uma heroína.

A atual deputada ucraniana manteve encontros no início de dezembro com dirigentes das duas repúblicas separatistas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk. Isso provocou grande controvérsia na Ucrânia, enquanto Kiev não reconhece a legitimidade de seus dirigentes e não autorizou este deslocamento da deputada.

No entanto, graças à mediação de Savchenko, nesta terça-feira foram libertadas pelos rebeldes separatistas pró-russos uma juíza e uma jornalista ucraniana que eles mantinham prisioneiras. A duração da detenção e suas circunstâncias não foram informadas.

Desde seu início, em abril de 2014, o conflito no leste da Ucrânia deixou 9,6 mil mortos.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação