Mundo

Funcionário de consulado americano é baleado no México

O ataque aconteceu nesta sexta-feira, quando o oficial deixava um shopping em seu carro

postado em 07/01/2017 19:29
Um funcionário do consulado americano na cidade mexicana de Guadalajara (oeste) foi baleado em plena luz do dia, informaram neste sábado o Ministério Público e as autoridades americanas, que ofereceram 20 mil dólares pela captura do atirador.

O ataque aconteceu por volta das 18h20 desta sexta-feira, quando o oficial, cuja identidade e função no consulado não foram divulgadas, deixava um shopping em seu carro, mostra um vídeo publicado na página da delegação diplomática no Facebook.

Segundo um boletim médico citado pelo Ministério Público, o estado de saúde do funcionário é estável.

O promotor do estado de Jalisco, Eduardo Almaguer, disse que se tratou de "uma agressão direta, de calibre pequeno", e que ainda não se pôde ouvir a versão do funcionário baleado.

Uma fonte do governo americano informou à AFP que se trata do vice-cônsul, e que o motivo do ataque é desconhecido.

Segundo Almaguer, trata-se de um funcionário que realiza entrevistas com solicitantes de visto.

"O FBI oferece uma recompensa de 20 mil dólares por informações sobre o atirador", assinala uma publicação nas páginas no Facebook da embaixada e do consulado.

Um porta-voz da embaixada americana disse que os EUA trabalham com autoridades mexicanas na investigação do caso, mas não quis divulgar detalhes, por motivo de segurança.

Atirador disfarçado

Em vídeos divulgados pelo consulado americano, o funcionário é visto com roupa esportiva ao pagar o tíquete do estacionamento, e, atrás dele, um homem de cabelo preto vestido de azul e usando óculos escuros o segue.

Em outro vídeo, este último homem é visto na rua aguardando a saída do funcionário americano, para, em seguida, atirar e sair correndo.

Pode-se observar o momento em que o vidro dianteiro do carro é perfurado pela bala, e se percebem movimentos do funcionário americano, que chega a abrir a porta.

Segundo Almaguer, o atirador usava um disfarce, uma vez que, nas imagens, segundo sua opinião, ele parecia usar peruca e roupa de enfermeiro.

Em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, multiplicaram-se os casos de violência devido à presença do crime organizado.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação