Mundo

Paquistão faz primeiro teste de míssil de cruzeiro de submarino

Um porta-voz militar confirmou que o míssil, com alcance de 450 km, pode transportar uma ogiva nuclear

postado em 09/01/2017 16:47
O Paquistão fez, nesta segunda-feira (9/1), um primeiro teste com um míssil de cruzeiro lançado de um submarino e com capacidade para transportar uma ogiva nuclear - informou um comunicado militar divulgado em Islamabad.

O míssil foi disparado de uma plataforma submarina móvel e atingiu seu alvo com precisão, acrescentou a nota.

Um porta-voz militar confirmou que o míssil, com alcance de 450 km, pode transportar uma ogiva nuclear.

"Babur-3 é a versão marítima do míssil do cruzeiro terrestre (GLCM) Babur-2, que foi testado com êxito em dezembro", acrescentou o comunicado militar.
"O Paquistão vê, neste importante desenvolvimento, um passo adiante para o reforço de uma política de dissuasão crível", ressalta a corporação.

Tanto o Paquistão quanto seu vizinho Índia fazem testes com mísseis, regularmente, desde que começaram as demonstrações de sua capacidade nucelar, em 1998. Ambos se enfrentaram em três guerras desde sua separação e independência da Grã-Bretanha em 1947.

Os dois países já são capazes de lançar mísseis balísticos, transportando cargas nucleares, ou convencionais. A tensão bilateral é recorrente, em particular na disputada região da Caxemira.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação