Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama defende unidade 'além das divergências'

Obama disse que os EUA estão "mais fortes" que há oito anos, quando chegou ao poder, e que a sociedade melhorou suas relações raciais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, formulou nesta terça-feira um apelo à união "além das nossas divergências", em seu último discurso antes de entregar o comando do país ao republicano Donald Trump, no dia 20 de janeiro.

Obama disse que os EUA estão "mais fortes" que há oito anos, quando chegou ao poder, e que a sociedade melhorou suas relações raciais, mas admitiu que permanece uma "força de divisão" entre os americanos.
Veja mais em Mundo
No centro de Convenções McCormick, junto ao lago Michigan, em Chicago, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pediu ao povo americano que acredite em sua capacidade de promover mudanças e recordou que isto foi feito nos últimos oito anos.

"Peço que acreditem. Não na minha capacidade de promover mudanças, mas sim na capacidade de vocês", declarou Obama, antes de utilizar a frase que pavimentou seu caminho à presidência: "Sim, nos podemos! E fizemos".

Em outro trecho de um longo discurso, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos afirmou que negar o aquecimento global "trai as futuras gerações".

"Podemos e devemos discutir sobre a melhor forma de abordar este problema, mas não podemos simplesmente negar o problema. Isto não apenas trairia as futuras gerações, mas também trairia o espírito essencial do nosso país".

Muitos desafiaram o frio de Chicago - cidade adotada por Obama e seu berço político - para assistir o último discurso do presidente, que teve a presença da primeira-dama, Michelle Obama, e do vice-presidente, Joe Biden.

Oito anos à frente da primeira potência mundial embranqueceram seus cabelos e emagreceram seu rosto, mas o presidente termina seu mandato com um forte índice de aprovação.