Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tillerson: Recentes atividades da Rússia vão contra interesses americanos

O ex-presidente da ExxonMobil também admitiu que os aliados americanos da Otan "têm razão em se alarmar" diante de uma Rússia fortalecida

As recentes atividades da Rússia vão de encontro aos interesses americanos, declarou nesta quarta-feira (11/1) Rex Tillerson, indicado por Donald Trump para dirigir o departamento de Estado, durante sua audiência de sua confirmação no cargo realizada no Senado.

"Enquanto a Rússia busca respeito e relevância no cenário mundial, suas recentes atividades desrespeitaram os interesses americanos", afirmou Tillerson, considerando as ações do Kremlin como uma "ameaça" para Washington, segundo rascunho de suas declarações.
Veja mais em Mundo
O ex-presidente da ExxonMobil também admitiu que os aliados americanos da Otan "têm razão em se alarmar" diante de uma Rússia fortalecida.

"Nossos aliados têm razão de se alarmar frente a uma Rússia fortalecida", afirmou Tillerson durante sua audiência de confirmação ante a Comissão de Assuntos Exteriores do Senado.

Tillerson é próximo do presidente russo Vladimir Putin.

Além disso, afirmou que a China não tem sido um sócio confiável para os Estados Unidos no que diz respeito em pressionar a Coreia do Norte quanto a seu programa nuclear.

O indicado de Trump também teceu comentários críticos sobre a conduta de Cuba após a reaproximação com os Estados Unidos.

"Nosso recente acordo com o governo de Cuba não foi acompanhado por nenhuma concessão importante em termos de direitos humanos. Não os fizemos prestar contas por sua conduta", enfatizou.
Por France Presse