Mundo

Trump diz que Rússia foi responsável por piratear eleição americana

O presidente eleito discursou sobre plano para criação de empregos, reforma na saúde e conflitos de interesse

postado em 11/01/2017 14:33
Trump durante a coletiva, poucos dias antes da cerimônia de posse
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua primeira coletiva de imprensa, afirmou que os russos hackearam as eleições. "Acho que foi a Rússia que pirateou a eleição". O magnata admitiu, ainda, que acredita que outros países também piratearam informações. No entanto, ele declarou ainda que o dossiê russo, que supostamente contém informações comprometedoras sobre ele, é falso.
De acordo com a agência France Presse, Trump também disse que é uma vantagem se Putin, o presidente russo, gostar dele. "Não é um empecilho, porque temos uma relação horrível com a Rússia", explicou.
Na coletiva de imprensa, Trump afirmou ainda que seu governo será o maior criador de empregos já existente. "Vamos criar empregos. Eu disse que serei o maior criador de empregos que Deus já criou. E eu falo sério", enfatizou.
Sobre a promessa que fez, ainda no início da campanha, de construir um muro entre os Estados Unidos, Trump ressaltou que esta continua sendo uma prioridade e que o plano é começar a construção em breve. Ele afirma que vai dar início às negociações com o governo mexicano assim que assumir. Além disso, pretende que o país vizinho pague o muro, de uma maneira ou de outra, possivelmente por meio de impostos.
O presidente eleito afirmou que uma de suas prioridades vai ser acabar com o programa de saúde criado em 2009, no início do mandato Obama. "O Obamacare é um desastre total", afirmou. O plano é, segundo Trump anunciar, assim que gabinete for aprovado, um novo plano será apresentado para "revogar e substituir" o Obamacare.
Trump anunciou ainda uma "alta tarifa alfandegária" sobre as empresas americanas que optarem por instalar fábricas no exterior. Ele chamou a atual fronteira de "peneira" e disse que o sistema é frágil
Trump declarou que já passou o controle total das empresas para os filhos Don e Eric. "Eles não vão discutir isso comigo", disse, tentando responder dúvidas sobre sua parcialidade. Ele contou que, no fim de semana, recebeu uma proposta de US$ 2 bilhões de um empresário de Dubai, que seria "um homem incrível". "Eu recusei. Não precisava recusar. Porque, como vocês sabem, eu não tenho conflitos de interesse porque sou presidente", afirmou.
Sobre as declarações de imposto de renda, tema polêmico durante a campanha eleitoral, Trump repetiu que não vai divulgar os documentos porque eles passam por auditoria.
Uma das advogadas de Trump, Sheri Dillon, também se pronunciou durante a coletiva de imprensa. Ela anunciou que o presidente eleito vai doar para o Tesouro Nacional dos Estados Unidos todo o lucro dos hotéis da rede Trump que for fruto de pagamentos de governos de outros países.
No final da coletiva, Trump brincou que, se os filhos não cuidarem bem das empresas, vai dizer para eles "Vocês estão demitidos", bordão que ficou famoso quando ele apresentou o reality show O Aprendiz. "Espero que ao final de oito anos eu possa dizer que eles fizeram um bom trabalho."
Com informações da Agência France Presse e da National Public Radio (NPR)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação