Mundo

Obama surpreende Biden com Medalha da Liberdade

Durante cerimônia, oito dias antes de entregar a presidência, Obama qualificou Biden de "leão da história americana"

Agência France-Presse
postado em 12/01/2017 22:44
O presidente Barack Obama concedeu nesta quinta-feira ao vice-presidente Joe Biden a Medalha da Liberdade, a máxima condecoração civil dos Estados Unidos, em uma cerimônia surpresa na Casa Branca carregada de emoção.
Biden deixou escapar algumas lágrimas quando o presidente anunciou que lhe entregaria a Medalha da Liberdade por sua "fé no povo americano, seu amor ao país" e seu envolvimento na vida política.

Durante a cerimônia, oito dias antes de entregar a presidência, Obama qualificou Biden de "leão da história americana".

"Jamais me arrependi desta decisão", declarou Obama sobre a escolha de Biden, em 2008, para integrar a chapa presidencial.

Biden, 74 anos, é um veterano da política americana que passou 36 anos no Senado e tentou em duas ocasiões a indicação democrata para a presidência.

"É um homem extraordinário com uma carreira extraordinária", disse Obama na cerimônia na Casa Branca.

"Foi uma aventura incrível", respondeu Biden, destacando a "integridade e a decência" do presidente democrata em final de mandato. "Um homem que fez coisas notáveis por este país".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação