Mundo

Obama suspende sanções econômicas contra o Sudão

A decisão, no entanto, não retira o Sudão da lista americana de "Estados que apoiam o terrorismo"

Agência France-Presse
postado em 13/01/2017 17:07
O presidente de Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira a suspensão de algumas sanções econômicas contra o Sudão, por considerar que Cartum fez "avanços" nos últimos seis meses.

Em uma mensagem eletrônica dirigida ao Congresso e divulgada pela Casa Branca, Obama destacou em particular "uma marcada redução das atividades militares que culminaram em um compromisso de manter o fim das hostilidades" e em esforços para melhorar o acesso à ajuda humanitária em todo o país.
O presidente americano também ressaltou a cooperação de Cartum com Washington para "responder aos conflitos regionais e à ameaça de terrorismo".

Essa decisão surtirá efeito dentro de seis meses, um prazo que pretende "estimular o governo do Sudão a manter seus esforços", informou o Executivo americano.

A decisão, no entanto, não retira o Sudão da lista americana de "Estados que apoiam o terrorismo".

Washington prolongou por um ano, em novembro, as sanções contra Cartum, mas sem excluir a possibilidade de suspensão caso o país tivesse avanços em matéria de direitos humanos na região ocidental de Darfur, onde combate grupos rebeldes, e se distanciava de grupos terroristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação