Mundo

"Homem das neves" Otzi comeu bacon antes de morrer

Em 19 de setembro de 1991, dois montanhistas alemães encontraram o corpo de Otzi, que estava tão bem conservado que a polícia abriu uma investigação para determinar a causa da mort

Agência France-Presse
postado em 19/01/2017 20:09

O "homem das neves" Otzi, cujo corpo mumificado foi descoberto em 1991 nos Alpes entre a Itália e a Áustria, teria comido bacon de cabra montesa pouco antes de morrer, o que prova que sua cultura conhecia a técnica de secagem de carne para conservá-la.

"A última coisa que comeu foi uma carne muito gordurosa e seca, sem dúvida uma espécie de toucinho", declarou o diretor do instituto de Bolzano (Itália), Albert Zink, em uma conferência em Viena na quarta-feira à noite.

Os pesquisadores já sabiam desde 2011 que Otzi tinha comido cabra montesa antes de morrer por uma flechada há mais de 5 mil anos no alto do vale Otz, a 3.210 metros de altitude, mas até agora pensavam que se tratava de carne cozida.

Leia mais notícias em Mundo

Novos estudos moleculares do conteúdo de seu estômago estabeleceram que se tratava de carne seca, que "conserva suas fibras", estruturas que "são destruídas quando se cozinha", ressaltou Zink.

Esta descoberta prova que Otzi ou seus familiares conheciam a técnica de secagem de carne, que possibilita a conservação e o transporte deste alimento, observou.

Em 19 de setembro de 1991, dois montanhistas alemães encontraram o corpo de Otzi, que estava tão bem conservado que a polícia abriu uma investigação para determinar a causa da morte.

Para os pesquisadores, Otzi é uma mina de informações. A análise das bactérias encontradas em seu estômago sugerem que a onda migratória a partir do Oriente Médio ocorreu há menos tempo do que se pensava anteriormente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação