Mundo

Café nazista de Jacarta fecha por falta de clientes

Segundo advogado do dono, o número baixo de consumidores é devido a localização do restaurante

Agência France-Presse
postado em 26/01/2017 17:07
O dono do café, Henry Mulyana, em frente à decoração com fotos de soldados da Alemanha nazista O proprietário de um café indonésio com decoração nazista, cuja existência gerou uma onda de indignação fora do país, quer reabrir o local em um bairro mais movimentado de Jacarta, após ter sido obrigado a fechar por falta de clientes, anunciou seu advogado na quinta-feira (26/1).

Situado em Bandung, no sudeste de Jacarta, o "SoldatenKaffee" ("café dos soldados") estava decorado com suásticas, um retrato de Adolf Hitler e imagens de propaganda nazista.

Na Indonésia, um lugar com este pode permanecer aberto, ao contrário da Europa, onde a apologia ao nazismo é proibida em vários países.

O proprietário, Henry Mulyana, fechou voluntariamente o café em 2013, após ter recebido ameaças de morte.

O local reabriu um ano depois, ampliando a temática para a Segunda Guerra Mundial, com retratos de Winston Churchill e Stalin, mas mantendo os símbolos nazistas.

Mas o fechamento mais recente do local - que servia ;schnitzels; (bife empanado) e cerveja - não foi devido à controvérsia em torno à sua temática, mas sim à falta de clientes.

"O interesse do público era escasso porque o café não estava localizado em um bairro estratégico", declarou à AFP Rohman Hidayat, advogado do proprietário.

Agora Mulyana busca um bairro mais adequado, afirma o advogado, sem informar quando o estabelecimento será reaberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação