Mundo

Sul da União Europeia se reúne em Lisboa para relançar bloco

omo ocorreu na cúpula anterior, em setembro em Atenas, estes países mediterrâneos deveriam buscar uma forma de liberar as travas orçamentárias europeias

Agência France-Presse
postado em 28/01/2017 11:36
Lisboa, Portugal - Os governantes de sete países do sul da União Europeia (UE), incluindo França e Grécia, tentarão neste sábado (28/1) em Lisboa esboçar uma plataforma comum para relançar o projeto europeu, prejudicado pelo Brexit e a chegada de Donald Trump ao poder.

Como ocorreu na cúpula anterior, em setembro em Atenas, estes países mediterrâneos deveriam buscar uma forma de liberar as travas orçamentárias europeias e favorecer uma "divisão mais justa" do "peso" dos refugiados.

Diante do avanço do "protecionismo", a zona europeia necessita com urgência de reformas para "superar a crise econômica, social e a legitimidade política que a fragiliza", disse na terça-feira o primeiro-ministro português, Antonio Costa.

Esta "cúpula dos países mediterrâneos da UE", que também reúne Itália, Espanha, Chipre e Malta, deve durar quatro horas e terminar com uma declaração comum.

O objetivo é entrar em acordo antes da cúpula europeia prevista para 3 de fevereiro em Malta, destinada a pensar sobre o futuro da UE sem o Reino Unido, e em 25 de março na capital italiana para comemorar os 60 anos do Tratado de Roma, que deu origem à União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação