Mundo

Putin viaja à Hungria, um de seus aliados europeus

Viagem busca retomar a cooperação econômica entre Rússia e Hungria, apesar das sanções europeias contra Moscou

Agência France-Presse
postado em 02/02/2017 13:13
O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à Hungria nesta quinta-feira para se reunir com o primeiro-ministro conservador húngaro, Viktor Orban, um dos principais aliados de Moscou dentro da União Europeia.

Esta viagem, que busca retomar a cooperação econômica entre os dois países, apesar das sanções europeias contra Moscou, ocorre sob fortes medidas de segurança.

Está previsto que os dois homens se reúnam nesta tarde.
A visita, que coincide com um aumento da violência na Ucrânia, é a primeira do chefe de Estado russo a um país da União Europeia (UE) desde julho de 2016, quando viajou à Eslovênia.

Também é a primeira viagem à Europa de Putin desde a posse do presidente americano, Donald Trump. O Kremlin espera a melhora das relações com os Estados Unidos, assim como o levantamento das sanções americanas decretadas em 2014 contra Moscou.

Orban, que apoia Trump, é partidário do levantamento das sanções impostas pela UE à Rússia devido à crise ucraniana.

Esta viagem de Putin a Budapeste "demonstra as relações pessoais de confiança" entre os dois dirigentes, destaca o Kremlin.

Os dois políticos se reuniram todos os anos nos últimos seis anos desde que Orban voltou ao poder, em 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação