Agência France-Presse
postado em 09/02/2017 10:27
O papa Francisco assegurou que seu espírito está em paz desde sua eleição e que, apesar de ter de enfrentar a corrupção dentro do Vaticano, ele não precisa recorrer a ansiolíticos.
"Há corrupção no Vaticano. Mas estou em paz", declarou o Papa, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal italiano Corriere della Sera.
A ansiedade e a tensão que, por vezes, o tomavam quando era arcebispo de Buenos Aires desapareceram depois de sua eleição ao papado, em 13 de março de 2013, garantiu Jorge Bergoglio.
"Desde o momento em que fui eleito, senti uma profunda sensação de paz. E isso nunca me deixou. Eu estou em paz, eu não sei como explicar isso", garante.
E assegura ainda que as manobras dos conservadores que se opõem ao seu tom e às suas reformas não o impediam de dormir: "São José me guarda".
O Papa explica confiar seus problemas mais complicados em pequenos bilhetes que ele desliza sob uma pequena estátua do carpinteiro que criou Jesus de acordo com os Evangelhos.
O objeto repousa agora sob um colchão de notas...
"É assim que eu durmo bem. É a graça de Deus. Durmo seis horas todos os dias. E eu rezo...", disse o pontífice argentino, de 80 anos, antes de enumerar: breviário, rosário, missa diária...
"Eu não tomo medicamentos ansiolíticos", insiste. "Os italianos dão um bom conselho: para viver em paz, precisamos de uma boa dose de ;eu não estou nem aí;".