Mundo

Corte alemã proíbe parte de poema satírico sobre presidente turco

O poema de Jan Böhmermann, difundido pela cadeia de tv pública ZDFneo, mostra Erdogan como pedófilo e adepto da zoofilia

Agência France-Presse
postado em 10/02/2017 09:33
Um tribunal de Hamburgo, norte da Alemanha, confirmou a proibição a um humorista alemão de recitar em público passagens de um poema satírico nos quais insulta o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, texto que gerou uma crise diplomática.

O poema de Jan B;hmermann, difundido pela cadeia de tv pública ZDFneo, mostra Erdogan como pedófilo e adepto da zoofilia.
Dos 24 versos originais do poema, que provocou a revolta do presidente turco e a intervenção da chanceler alemã, agora só poderão ser lidos seis.

"Apesar de ser evidente que a descrição da vida sexual do autor da ação é absurda, isso não significa que a pessoa envolvida tenha de suportar injúrias e insultos", sentenciou o tribunal.

Jan B;hmermann explicou que optou deliberadamente pelo exagero para demonstrar o que é difamação real e destacar a forma absurda com que as críticas políticas contra Erdogan não são permitidas na Turquia.

Este caso foi uma das muitas fontes de tensão entre Alemanha e Turquia em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação