Jornal Correio Braziliense

Mundo

Colômbia submete sociedades da Odebrecht à alto grau de supervisão

Com essa medida, a Superintendência também adquire "amplas faculdades de fiscalização", como solicitar informação jurídica e contábil das firmas

A Colômbia submeteu o máximo grau de supervisão a quatro empresas da Odebrecht, pela qual poderão ser reorganizadas, ou liquidadas, se houver problemas econômicos, ou judiciais - informou uma fonte oficial nesta sexta-feira (10/2).

A Superintendência de Sociedades, um ente estatal autônomo de inspeção e vigilância das sociedades mercantis, "submeteu a controle, ao máximo grau de supervisão", as companhias Odebrecht Latinvest Colombia S.A.S., Constructora Norberto Odebrecht de Colombia S.A.S., Navelena S.A.S. e a sucursal da sociedade estrangeira Construtora Norberto Odebrecht S.A.
Leia mais notícias em Mundo

Segundo comunicado da Superintendência lido para jornalistas por seu titular, Francisco Reyes, "após essa decisão, os auditores fiscais das sociedades deverão comunicar a essa entidade, oportunamente, qualquer irregularidade que observem no funcionamento das companhias".

Com essa medida, a Superintendência também adquire "amplas faculdades de fiscalização", como solicitar informação jurídica e contábil das firmas, assim como exigir autorização para "qualquer modificação, ou reforma estatutária, ou capitalização da sociedade".

Também poderá remover os administradores, auditores fiscais e funcionários, além de multar funcionários que infringirem a legislação.