Mundo

Navios de guerra submersos no mar de Java são roubados por mergulhadores

O mar de Java foi cenário das principais batalhas da Guerra do Pacífico, durante a incursão da Marinha japonesa, que infligiu ali uma dura derrota às forças aliadas

Agência France-Presse
postado em 13/02/2017 15:57
Três navios de guerra holandeses que afundaram no mar de Java durante a Segunda Guerra Mundial, após seu misterioso desaparecimento ter sido anunciado em novembro, foram roubados por mergulhadores, conforme uma investigação preliminar do caso divulgada nesta segunda-feira (13/2).

Pesquisadores da Indonésia e Holanda examinaram "todos os elementos disponíveis" e concluíram que os navios devem ter sido resgatados do fundo do mar, de acordo com um comunicado do ministério de Defesa holandês.

O desaparecimento desses navios, cujos casco e superestruturas haviam sido resgatadas de forma ilegal para recuperação dos metais, foi constatado quando uma expedição internacional foi ao local em 2016 por causa da comemoração do 75; aniversário da batalha em que foram rendidos.

Os pesquisadores recomendam que uma investigação seja aberta para "coletar novamente informações suplementares", principalmente em relação às pessoas responsáveis por isso, complementou o ministério, relatando que havia feito um acordo com a Indonésia para "compartilhar a informação e os conhecimentos necessários para proteger este patrimônio cultural marítimo".

No local do ocorrido permanecem "uma dezena" de restos dos barcos holandeses da região, que foram afundados até o século XVII, contou à AFP um porta-voz do ministério, Paul Middelberg.

Os navios "De Ruyter", "Java" e "Kortenaer" afundaram durante uma cruel batalha na Segunda Guerra Mundial, no dia 27 de fevereiro de 1942, causando a morte de 915 marinheiros militares.

Dois navios britânicos, afundados na mesma batalha, também desapareceram, enquanto o terceiro foi em boa parte saqueado, segundo o jornal inglês The Guardian.

Dezenas de destroços de embarcações, algumas modernas e outras que datam da Grande Guerra, permanecem no fundo do mar de Java, que foi cenário das principais batalhas da Guerra do Pacífico, durante a incursão da Marinha japonesa, que infligiu ali uma dura derrota às forças aliadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação