Mundo

EUA alertam Rússia sobre violação de tratado antimísseis

Em 2014, Washington já havia alertado Moscou após um teste de míssil de cruzeiro terrestre, uma arma proibida pelo tratado

Agência France-Presse
postado em 14/02/2017 20:02
Os Estados Unidos voltaram a advertir a Rússia, nesta terça-feira (14/2), que seu governo viola desde 2014 um tratado que proíbe os mísseis de alcance médio, depois de a imprensa americana ter informado que Moscou teria deslocado esse tipo de arma secretamente.

Segundo o jornal The New York Times, que cita funcionários de alto escalão do governo americano, a Rússia mobilizou esse míssil, sobretudo, no sudeste do país. A ação seria uma violação do tratado sobre as Forças Nucleares Intermediárias (FNI), firmado em 8 de dezembro de 1987, entre a então União Soviética e os Estados Unidos. Esse acordo teria contribuído para o fim da Guerra Fria.

Em 2014, Washington já havia alertado Moscou após um teste de míssil de cruzeiro terrestre, uma arma proibida pelo tratado FNI. Em resposta, em 2015, o Pentágono disse estar disposto a enviar novos mísseis para a Europa.

Interrogado pela AFP, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Mark Toner, negou-se - como é habitual - a "comentar temas ligados à Inteligência [militar]".

Toner destacou, porém, que os EUA "levam a sério seus compromissos internacionais e suas obrigações em matéria de controle de armamentos".

Ele se referiu a um informe americano de 2016 que acusa "a Federação Russa de continuar violando o tratado FNI, o qual a obriga a não possuir, produzir, ou testar em voo um míssil de cruzeiro de alcance de 500 a 5.500 km".

"Estamos muito certamente preocupados com as violações russas, com os perigos que representam para a segurança da Europa e da Ásia, e desejamos vivamente que a Rússia se atenha novamente a esse tratado", declarou Toner.

Em 2014, Moscou já havia indicado que as acusações americanas eram "infundadas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação