Diário de Pernambuco
postado em 16/02/2017 18:06
O governo da Austrália, junto com fazendeiros e caçadores, deverá matar mais de um milhão de cangurus este ano. A justificativa do abate está na proteção de pastagens devastadas e animais selvagens.
[SAIBAMAIS]Grupos de proteção de animais criticam a medida e alertam que a matança ilegal pode reduzir drasticamente o número da espécie, ao ponto de se tornarem extintos, caso o abate continue. "Se você levar em conta o número de cangurus abatidos a cada ano e os números atingidos e mortos pelos carros, gira em torno de milhões por ano", disse o secretário do grupo Upper Hunter Valley Wildlife Aid Brad Smith ao jornal The Independent.
Um porta-voz da Secretaria de Meio Ambiente e Patrimônio da Austrália afirmou que as cotas de abate são sustentáveis a longo prazo. Estatísticas oficiais mostram que mais de um milhão e meio de cangurus foram mortos em 2015, mas grupos de proteção acreditam que os números podem ser ainda maiores.
"Quem sabe o que vai acontecer no futuro? Eles podem se extinguir. Eles se reproduzem como moscas, mas como eu disse apenas 40 por cento chegar à idade adulta, e como as populações nas cidades crescem, os cangurus também estão perdendo seu habitat, o que só está colocando-os em maior risco de serem mortos", afirmou Smith ao jornal inglês.