postado em 02/03/2017 11:18
[VIDEO1]
Uma pedra de doze toneladas foi, por uma semana, o abrigo para o artista francês Abraham Poincheval, de 44 anos. Nessa quarta-feira (1;/3), o artista saiu da rocha, que está exposta na galeria de arte Palais de Tokio, em Paris. Poincheval precisou ser amparado por funcionários do local, apresentando muita fraqueza nas pernas e um pouco atordoado.
O bloco de pedra foi cortado em duas metades e o artista foi aprisionado no interior da peça moldada em seu formato. Segundo Poincheval, a ideia é mostrar a "fossilização" do homem e experimentar "a temporalidade do reino animal". Desde a quarta-feira passada (22/2), ele permanecia na rocha, onde comeu, dormiu e até fez suas necessidades fisiológicas. Antes de iniciar a "aventura", ele havia anunciado que não iria "ligar para o cheiro de sua urina ou fezes".
Ao dar a primeira entrevista após a curiosa experiência, o artista afirmou que toda ligação com o mundo exterior foi através da rocha, por meio de seus capilares. "Foi realmente sentida. Quando um visitante chegou para falar através da rocha, eu vi que era uma espécie de dupla percepção que eu poderia ter dessa performance", explicou.
Vertigem
A pedra foi talhada de forma que ele pode ficar sentado tendo apenas poucos centímetros para se mover. "Há momentos de vertigem muito forte, como se o mundo estivesse caindo. Isso é ótimo porque é um prazer, é um presente. Mas você também tem que se segurar, ficar focado", completou.
Sem um relógio e apenas como um linha telefônica de emergência, ele não tinha como saber a hora. Toda a rotina de Abraham Poincheval foi monitorada por uma câmera e as imagens eram divulgadas em monitor onde o publico pode acompanhar seus poucos movimentos. Uma equipe médica também acompanhou o artista, para intervir em caso de necessidade.
Considerado um dos artistas mais radicais da França, Poincheval já tem novo desafio. Ele quer ser uma espécie de galinha humana e chocar ovos por uma semana. A nova experiência deve ser executada no fim do mês.
Com informações da France Presse