Mundo

Três soldados mortos em emboscada em mercado do sul da Tailândia

O ataque aconteceu na quinta-feira (2/2) à noite na província de Pattani

Agência France-Presse
postado em 03/03/2017 08:35
Três soldados que estavam em uma patrulha no sul da Tailândia, cenário de uma rebelião separatista muçulmana, foram mortos por um grupo armado, anunciou a polícia local nesta sexta-feira (3/2).

O ataque aconteceu na quinta-feira (2) à noite na província de Pattani.


"Não tiveram tempo de responder. Morreram na hora", afirmou Muhamad Maadwang, da polícia do distrito de Mayo, antes de indicar que o grupo armado era integrado por sete ou oito homens.

As forças de segurança e os políticos eleitos da região são alvos frequentes dos rebeldes desta região próxima da fronteira com a Malásia, anexada tardiamente à Tailândia.

Os insurgentes do sul da Tailândia, de etnia malaia e religião muçulmana, se consideram discriminados em um país de maioria budista.

Desde 2004, o conflito deixou mais de 6.800 mortos, civis em sua maioria.

No início da semana, o exército tailandês e os rebeldes muçulmanos concordaram em criar uma "zona de segurança" em uma das cinco províncias do sul, uma etapa importante porque as negociações estavam paralisadas há vários meses.

Até o momento não foi demarcada uma zona para o cessar-fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação